Bem-vindo

Confirmo que tenho a idade legal no meu pais para consumir bebidas alcoólicas?
A posição das Caves do Casalinho é de preocupação permanente e de apelo ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, dentro dos limites estabelecidos por lei. Seja saudável. Beba com moderação.

História

Sobre nós

A Arte de fazer vinho

Este é o ponto de partida de uma viagem em que o convidamos a conhecer a Casalinho, as origens, os produtos e a maneira de estar no fascinante mundo dos vinhos.

A noroeste de Portugal, no coração da bela e famosa Região Demarcada dos Vinhos Verdes, fica localizada a freguesia de Santo Adrião de Vizela, referida em documentos do século XI como “terra de vinhedos, milheirais e colinas cobertas de florestas, rodeando o vale do Vizela”. E foi nesta região, rica em tradições vinícolas que nascemos e nos mantemos até hoje.

Ao longo dos tempos a Casalinho transformou-se numa unidade moderna que produz, comercializa e exporta Vinhos Verdes das suas vinhas. Marcas como CASALINHO, SANTO ADRIÃO, MONTE MAR e TRÊS MARIAS fazem parte do património da empresa.

Do nosso portfolio constam ainda vinhos provenientes de outras origens como o ROMANISCO e OURO VELHO, que já obtiveram os mais consagrados prémios em concursos nacionais e internacionais.

Atualmente, a Casalinho administra diretamente as Quintas do Casalinho, Entre-Vinhas, Bouçó-de-Cima, Bouçó-de-Baixo, Lamelas, Uveiras, Tigém, Crasto entre outras, todas com vinhas plantadas segundo as mais recentes técnicas de encepamento e condução.

Entre os tipos de uvas utilizadas estão o Loureiro, Arinto, Trajadura e mais recentemente Fernão Pires e Alvarinho, castas regionais aprovadas que deram reconhecimento e prestígio à Região dos Vinhos Verdes e às Caves do Casalinho.

Histórias das Castas...

d

Arinto

É uma casta versátil, presente na maioria das regiões vitícolas portuguesas, sendo reconhecida pelo nome Pedernã na região dos Vinhos Verdes.

Loureiro

Apesar de estar hoje amplamente disseminada pela região do Vinho Verde, aparenta ser originária do vale do rio Lima, local onde atinge a plenitude.

d

Trajadura

A sua origem é minhota, mas, contrariamente às restantes variedades do Vinho Verde, é uma casta de acidez moderada, apresentando maturações alcoólicas elevadas para o referencial minhoto.

Vinhão

As suas origens são inegavelmente minhotas, tendo posteriormente emigrado para a região do Douro, onde é conhecida como Sousão.

d

Touriga Nacional

No passado, chegou a dominar a região do Dão, tendo sido igualmente relevante no Douro antes da invasão da filoxera, sabendo-se que hoje ambas as regiões reclamam sua paternidade.

Touriga Franca

É a casta mais plantada na região do Douro, ocupando actualmente cerca de um quinto do encepamento total da região.

Tinta Roriz

A uva tinta Roriz é uma casta originária da região do Douro, norte de Portugal, podendo ser comparada à Aragonês do Alentejo e à Tempranillo da Espanha. É uma uva com grande potência para a produção de bons vinhos.

Mensagem do Enólogo...

As Caves do Casalinho estão e estarão sempre no meu ADN.

São mais de 10 anos a colaborar com uma empresa que me proporcionou uma enorme aprendizagem, a possibilidade de trabalhar com uma equipa de colaboradores e gestores de excelência, que se foram tornando ao longo do tempo amigos; que estão sempre disponíveis para dizer sim, para lutar e dar o seu melhor por uma causa, por um legado, por ser cada dia melhor.

É este o segredo da longevidade de uma empresa; compromisso, orgulho no que de melhor damos de cada um, tendo sempre em vista uma melhoria constante do nosso trabalho, e no final de tudo, dos nossos vinhos.

As Caves do Casalinho, com os seus 78 anos de vida, são um exemplo de resiliência, de capacidade de se reinventar e inovar.

Sendo uma das empresas mais antigas, prestigiadas e exportadoras da Região dos Vinhos Verdes, tenho regozijo em ver os “meus” vinhos difundidos e apreciados por todo o mundo.

Como responsável de enologia, sempre tive nas Caves do Casalinho a possibilidade e incentivo para criar, reinventar novos produtos e novas experiências para os nossos clientes.

Muito mais estará para vir!

Um brinde ao Casalinho!!

 

Nuno Vieira Silva

PT
X